TRINDADE E O BATISMO (IMERSÃO)
Você Já observou que os emissários, só imergiram em nome de Yahshua Porque será? Será que eles não entenderam ou não ouviram a ordem do Mestre? Confirme pelos textos da escritura, a discordância entre a ordem de Yahshua e o imersão realizado pelos seus apóstolos, abaixo:
VERSÍCULOS ABAIXO:
(Atos 2: 38; Atos 8: 12 e 16; Atos 10: 47,48; Atos 19: 5; Atos 22: 16; Efésios 4: 5; Romanos 6: 3,4; Gálatas 3:27; Col.2:11; Col.3:17).
Atos 2:38 keifas então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja imergidos em nome de Yahshua Messias, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do sopro apartado.
Atos 8:12 Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Elohim e do nome de Yahshua, imergiram-se homens e mulheres.
Atos 10:48 Mandou, pois, que fossem imergidos em nome de Yahshua Messias. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.
Atos 19: 5. Quando ouviram isso, foram imergidos em nome do YHWH Yahshua.
Gálatas 3:27 Porque todos quantos fostes imergidos em Messias vos revestiram de Messias.
Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos imergidos em Messias Yahshua fomos imergidos na sua morte?
E as enciclopédias o que dizem, veja abaixo:
ENCICLOPEDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol. 3 Pg 365-366, "A fórmula batismal foi mudada do nome de Yahshua Messias para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século. " Volume 3 pág. 82 "Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em Nome de Yahshua Messias."
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO - CANNEY, pg 53 -- "A religião primitiva sempre batizava em Nome do YHWH Yahshua até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século."
ENCICLOPÉDIA CATÓLICA DE 1913, Vol. 2, pg 365, “Aqui o Católico reconhece que o batismo foi mudado pela Igreja Católica”.
ENCICLOPÉDIA DA RELIGIÃO - HASTINGS, Vol. 2 pg 377-378-389. "O batismo cristão era administrado usando o nome de Yahshua. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em NOME do YHWH Yahshua até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada”. Na página Hastings comentando Atos 3:28, diz: "NOME é o antigo sinónimo de pessoa. Pagamento foi sempre feito em nome de alguma pessoa, referindo-se a propriedade. Portanto alguém batizado em nome de Yahshua torna-se sua propriedade pessoal”.
Nova Enciclopédia Internacional, Vol. 22 pg 477, "O termo ‘trindade’ se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana”.
ENCICLOPÉDIA DE RELIGIÃO E ÉTICA, James Hastings, pg.384. "Não existe evidência [na história da igreja primitiva] do uso dos três nomes."Rev. Steve Winter ATOS 4:12 "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."
Enciclopédia Barsa, 1998, vol. 15, pág. 214. – A palavra trindade não aparece no novo testamento, nem Yahshua e seus seguidores pensaram em contradizer o velho testamento que diz: Ouve, Israel, o senhor nosso Elohim é o único YHWH (Dt 6: 4).
The New Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita, como tal, aparecem no Novo Testamento, e nem Yahshua ou seus seguidores tencionaram contradizer o Shemá do Velho Testamento: ‘Ouve, ó Israel: O YHWH, nosso Elohim, é um só YHWH’ (Deut. 6:4). . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias. . . . Por volta do fim do 4.° século . . . a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que desde então tem conservado.” — (1976), Micropædia, Vol. X, p. 126.
A New Catholic Encyclopedia diz: “A formulação de ‘um só Elohim em três Pessoas’ não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4.° século. Mas, é precisamente esta formulação que tem a primeira reivindicação ao título o dogma da Trindade. Entre os Pais Apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente, que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva.” — (1967), Vol. XIV, p. 299.
Há o reconhecimento da parte de exegetas e de teólogos da Bíblia, incluindo um número constantemente crescente de católicos romanos, de que não se deve falar de Trinitarismo no Novo Testamento sem sérias restrições. Há também o reconhecimento intimamente paralelo da parte de historiadores de dogma e de teólogos sistemáticos de que, quando se fala de um Trinitarismo irrestrito, passa-se do período das origens cristãs para, digamos, a última quarta parte do 4.° século. Foi somente então que aquilo que se pode chamar de dogma trinitarista definitivo, ‘um Elohim em três Pessoas’, se tornou cabalmente assimilado na vida e no pensamento cristãos. . . . A fórmula em si não reflete a imediata consciência do período das origens; ela foi o produto de 3 séculos de desenvolvimento doutrinal.” (New Catholic Encyclopedia)
“O cristianismo não destruiu o paganismo; ele o adotou. . . . Do Egito vieram as idéias de uma trindade divina.” (Will Durant, historiador)
“A trindade era uma das principais preocupações dos teólogos egípcios . . . Três deuses são combinados e tratados como se fossem um único ser, a quem se dirige no singular. Deste modo, a força espiritual da religião egípcia mostra ter um vínculo direto com a teologia cristã.” (Egyptian Religion)
“Se o paganismo foi conquistado pelo cristianismo, é igualmente verdade que o cristianismo foi corrompido pelo paganismo. O puro deísmo dos primeiros cristãos . . . foi mudado, pela Igreja de Roma, para o incompreensível dogma da trindade. Muitos dos dogmas pagãos, inventados pelos egípcios e idealizados por Platão, foram retidos como sendo dignos de crença.” (History of Christianity)
"[a Trindade] é a corrupção emprestada de religiões pagãs e enxertada na fé cristã”. (Dicionário do Conhecimento Religioso)
“A doutrina da Trindade foi formada de maneira gradual e comparativamente tardia; . . . teve a sua origem numa fonte inteiramente estranha à das Escrituras Judaicas e Cristãs; . . . cresceu, e foi enxertada no cristianismo, pelas mãos de Pais platônicos.” (A Igreja dos Primeiros Três Séculos)
“Podemos traçar a história dessa doutrina e descobrir a sua origem, não na revelação cristã, mas sim na filosofia platônica . . . A Trindade não é uma doutrina de Yahshua e de seus Apóstolos, mas sim uma ficção da escola de posteriores platonistas.” (A Statement of Reasons)
Esta doutrina, definitivamente, não é ensinada na Palavra de Elohim!
Ficará maravilhado de ver que é possível conhecê-lo e tê-lo como amigo achegado.
E sim, é claro, aqueles servos de Elohim do passado, em diversas ocasiões, e com objetivos específicos, receberam espírito apartado, inclusive a prima de Miriam. Mas ainda não vejo a Trindade nestes textos.
selah
medita!